São João do Caru: Prefeito Xixico realiza visita ao povoado Dois Irmãos onde serão realizadas obras do mutirão rua digna

Na última segunda-feira, 29 de Maio, o prefeito Francisco Vieira Alves “Xixico” realizou uma visita juntamente com os vereadores Dácio do Chico Crente e Alex do Demar ao povoado Dois Irmãos onde será realizada obras do “Mutirão Rua Digna” que também faz parte do “Plano Mais IDH”.

O ‘Mutirão Rua Digna’ é uma das estratégias do Governo do Estado para estimular o comércio de bens e serviços, movimentar a economia e abrir oportunidades de trabalho. A ação consiste na parceria entre gestão estadual e municípios, para obter mão obra a ser utilizada na recuperação de ruas dos bairros. O Termo de Colaboração será firmado com sindicatos, associações comunitárias, entidades religiosas de cunho social e cooperativas. Estão habilitados municípios da região metropolitana de São Luís, incluindo a capital, e as 30 cidades contempladas no Plano ‘Mais IDH’. As inscrições podem ser feitas até dia 28 de abril de 2017.

O projeto traz uma experiência nova, que além do calçamento na periferia e na área rural, tem o objetivo de gerar trabalho e renda, pois as pessoas que vão desenvolver a ação devem dar preferência na contratação de pessoas da própria comunidade para a realização dos serviços. É uma alternativa para contribuir com a geração de emprego e renda, além do resgate da cidadania”.

O programa movimenta o comércio local e eleva a valorização das habitações do entorno das obras. “As ruas sendo pavimentadas, você valoriza a propriedade. Por outro lado, auxilia pessoas que tem dificuldade com locomoção a se deslocar. Em outro ponto de vista, se cria um espaço lúdico para o lazer das crianças. É focar mesmo no resgate da cidadania. É contribuir com o empoderamento dessas associações que debatem sobre a vida comunitária”

Na oportunidade o presidente da Associação dos Agricultores Famíliares do Povoado Dois Irmãos, “Associação que realizará as obras de pavimentação nas ruas do povoado” José Vital “Zé Veim” informou que a pavimentação atingirá 3.000m² (três mil metros quadrados) levando em consideração a largura da rua pavimentada, a obra atingirá cerca de 400 metros de comprimento. “…Serão cerca de 15 homens trabalhando na pavimentação, mas se houver a necessidade iremos colocar ainda mais. Nossa associação (Associação do Agricultores Familiares do Povoado Dois Irmãos) foi fundada no ano de 1995 e através dela conseguimos energia elétrica, perfuramos um poço artesiano e agora estamos envolvidos na pavimentação das ruas” citou o senhor José Vital atual presidente da associação com posse no ano 2002.

Em outra ocasião o Sr. José Vital informou que solicita e ao mesmo tempo destaca que é fundamental o apoio do Prefeito Xixico Vieira com relação às questões de serviços de terraplenagem e transporte de materiais como, por exemplo, areia para a execução da obra; em resposta o Xixico citou: “Me ponho à disposição da associação e também à disposição para quaisquer que seja a obra que venha trazer algum benefício para São João do Caru, estamos fazendo uma administração onde todos participam e todos tem voz”.

Fonte : Saojoaodocaru.ma.gov.br Asscom( Prefeitura de São João do Caru)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *