Conselheiros Tutelares da região do Ato Turi se reúnem em Santa Luzia do Paruá

Os Conselheiros Tutelares da região do Alto Turi, participaram nesta sexta-feira, 28 de julho, do 12º Encontro de Conselheiros e Ex Conselheiros Tutelares da região do Alto Turi, realizado pelos conselhos municipais em parceria com a Associação de Conselheiros e Ex Conselheiros Tutelares do Maranhão.

O encontro tem caráter de formação continuada para os membros dos conselhos municipais e teve como temática central “As atribuições dos conselheiros tutelares” e contou com a participação de representantes da ACECTMA e o vice prefeito de Santa Luzia do Paruá, Vanger Almeida e do Secretário Municipal de Administração, Zé Rubens.

Em seu discurso, o coordenador regional da ACECTMA, intensificar as articulações é a solução para melhorar o trabalho dos conselhos tutelares nos municípios. “Nos últimos meses nós temos intensificado a articulação dos conselhos tutelares para executarmos da melhor forma possível a proteção à criança e o adolescente. Que este seminário possa acender uma luz para nossas atribuições”, ressaltou.

O Encontro realizado no município de Santa Luzia do Paruá, teve importante contribuição da Prefeitura Municipal de Santa Luzia do Paruá, que tem atendido a todos os requerimentos do Conselho Tutelar, segundo afirmou o secretário municipal de administração Zé Rubens. “A Prefeitura tem procurado de todas as formas atender todos os requerimentos do Conselho Tutelar porque sabemos da responsabilidade e do belíssimo trabalho que os conselheiros vem desenvolvendo em prol da proteção de nossas crianças e adolescentes”, frisou.

Um dos momentos que emocionou a todos foi a participação das crianças, João Emanuel de 9 anos, morador do bairro Novo e da pequena Maria Eduarda, 8 anos, residente na rua do Sol. Com um discurso de gente grande, mas com um brilho no olhar de criança eles pediram a todos os conselheiros que continuem lutando por todas as crianças. “Quero agradecer a Deus e a vocês pelo convite para representar todas as crianças, e pedir que continuem lutando por todos nós”, afirmou.

O vice prefeito de Santa Luzia do Paruá, Vanger Almeida, destacou a importância da parceria que existe entre o Conselho Tutelar e o Governo Municipal.” Desde janeiro de 2017, nós que compomos a gestão do município temos colocando o aparato legal do governo a disposição dos conselheiros tutelares, afim de garantir que desenvolvam esse lindo trabalho de proteção às nossas crianças e adolescentes”, ressaltou.

No encerramento de pronunciamentos, o Conselheiro Lúcio Carneiro enfatizou os 19 anos de Conselho Tutelar em Santa Luzia do Paruá. “Estamos reunidos por uma causa única, a defesa dessas crianças. Temos que caminhar unidos. Estamos comemorando 19 anos de Conselho Tutelar, 19 anos nessa luta. A sociedade, as crianças e os adolescentes precisam de nós”, frisou.

Após o momento de falas, iniciou-se a palestra com o Professor Carlos Sérgio, da capital São Luis – Maranhão, que levou aos presentes informações importantes para o desenvolvimento do trabalho.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *